sábado, 2 de outubro de 2010

VERÃO ESTAÇÃO CORAÇÃO

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é a estação relacionada ao Coração e ao Intestino Delgado, considerados órgãos “Fogo” como o próprio verão que é quente, portanto Estação do elemento chinês Fogo. É nesta estação que ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas.

No verão, os sintomas mais comuns apresentados em decorrência do desequilíbrio do coração e do intestino delgado são: opressão toráxica, palpitações, arritmias, dores no coração, dores nas axilas, dores na boca do estômago ( ponto de alarme de atáque cardiaco em ambas as medicinas, oriental e ocidental )) , adormecimento e formigamento nas mãos e braços, dores no braço esquerdo, má circulação, menstruação abundante, hemorróidas, varizes, fadiga, depressão, agitação, ansiedade, histeria, logorréia, dores e cansaço nas pernas, edemas, diarréias, rigidez no baixo ventre, má digestão, entre outros.

Além disso, poderão ocorrer desequilíbrios do fígado e da vesícula biliar, isto se tiver havido abusos alimentares durante a primavera. Segundo consta no livro do Imperador Amarelo Nei Ching – base da MTC “Os que desrespeitarem as Leis da primavera serão punidos com os males do fígado no Verão”, com um ou mais dos seguintes sintomas: conjuntivite, vista lacrimejante, vista cansada, olhos vermelhos, fotofobia, olhos que coçam, enxaqueca, tonturas, vertigens, dores pelo corpo, câimbras nos braços e pernas, boca amarga, desânimo, irritabilidade, agressividade, aversão a ruídos, choro fácil, mastite, distúrbio menstrual, micose no grande artelho.


No verão, dê preferência para os alimentos frescos e os neutros, reforce líquidos, sucos, chás, frutas, verduras e legumes.
Reforce os alimentos de sabor picante e salgado, reduza o sabor amargo e consuma normalmente os alimentos dos sabores ácido e doce, mas não esqueça que os sabores aqui mencionados são os encontrados nos alimentos innatura.

Procure evitar os alimentos quentes como: canela, cravo, gengibre, chocolate,pimentas, pimentões, soja, manteiga, café, excesso de frituras e gorduras, comidas de forno e na brasa.

Engana-se quem pensa que os liquidos gelados mata a sede e refresca nosso corpo, inclusive este ábito é nocivo ao nosso organísmo, leia o artigo neste blog " Cerveja Estupidamente Gelada é Fria" . Na verdade, o que refresca nosso o nosso corpo são os alimentos de natureza fresca, tipo: hortelã, abacaxi, chuchu, alface, acelga, melão, melancia, , laranja, limão, pêra, tangerina, espinafre, maça, berinjela, chicória, agrião, abóbora d´água etc.

O ideal no verão é acordar mais cedo e praticar caminhadas e exercícos leves até as 9:00h ou depois das 17:ooh . Evite exercícos físicos estenuantes, sol forte e saúna.

Carlos César Lucca- Kallé

Nenhum comentário:

Postar um comentário