domingo, 14 de março de 2010

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

A Síndrome do Tunel do Carpo ( STC ) é uma doença que compromete o nervo mediano e os tendões da região do punho, os quais são responsáveis pela flexão dos dedos . A STC acomete mais as mulheres na faixa etária de 30 a 65 anos. Estima-se que atualmente 1.600.00 pessoas sofrem deste mal no Brasil. Os sintomas da STC são:
- dormência ou formigamento nos dedos médio, indicador e anular.
- perda da sensibilidade nos dedos.
- perda da força para segurar objetos e realizar pequenas tartefas.
- dores que podem se extender por todo o braço.
- edema e inchaço no punho e nas mãos.
Qual é a origem da STC? Pouco se sabe a respeito. Muitos profissionais atribuem a STC aos movimentos repetitivos e que este faz parte do grupo da L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos). Na verdade, os movimentos repetitivos são apenas aceleradores e não causadores do processo já existente a nivel energético estagnado no meridiano da Medicina tradicional Chinesa (MTC).
Devido a carência de matérias que fala da STC dentro da visão Holística, ou seja, do Homem como visto como um Ser Total : Mente-Fisico-Emocional- Espiritual, é que me motivou a escrever este artigo, para tanto, tenho como embasamento , minha experiencia em meus atendimentos com a MTC.
A MTC fundamenta-se na existência de um fluxo de energia que percorre todo o nosso corpo conhecido como “Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa”, que nada mais são, do que, canais por onde percorrem energia eletromagnética, as energias Yin e Yang , que levam saúde para todo o nossos orgãos, portanto, fundamental para a manutenção das nossas vidas ( a existência dos meridianos da MTC já foram comprovados por dois experimentos científicos realizados por médicos que atuam com as duas medicinas , a Ocidental e a Oriental). A MTC fundamenta-se também nos aspectos psicossomáticos psico= mente, soma= corpo, ou seja, a influência da nossa mente no nosso corpo.
As nossas emoções negativas, medo, mágoas, ressentimentos, perdas afetivas, sentimentos de culpa, acessos de raiva, ódio, desejos reprimidos, anseios da nossa alma não realizados, são alguns exemplos de motivos que nos leva a adoecer.
Vejamos alguns exemplos praticos desta relação emoção x moléstia/ desequilibrios segundo a MTC:
- A Tristesa – Relaciona-se ao Meridiano do Pulmão e a este órgão - amargando esta emoção podem ocorrer: falta de ar, respiração curta, gripes, refriados, pneumonias, pleurite, tuberculose, problemas de pele em geral, alergias etc.
- A Magoa de Raiva – Relaciona-se ao Meridiano do Intestino Grosso e a este órgão – pode ocorrer: abome dolorido, prolapso do reto, cólicas, constipação intestinal, diarréiras, flatulências, diverticulite, polipos intestinal , acnes etc.
- A Raiva – Relaciona-se ao Meridiano do Fígado e a este órgão - pode ocorrer: enxaquecas, problemas de visão em geral,falta de energia geral, dores pelo corpo, caímbras, boca amarga, má digestão etc..
- O Medo – Relaciona-se ao meridiano do Rim e a este órgão – pode ocorrer: inchaço pelo corpo, dores nas pernas, impotência, frigidez, lombalgia, depressão, desãnimo, infecções urinarias, poliúria etc.
- A Perda Afetiva – Realaciona-se nosso Baço - pâncreas e a estes órgãos – pode ocorrer: diabetes, digestão lenta, gazes, diarréia, fraqueza dos membros, gosto pegajoso na boca, abome dolorido, dores nas articulações, unha do grande artelho ( dedão do pé ) podre ou com micose, pés rachados, constipação etc.
- A Magoa Afetiva – Relaciona-se ao Meridiano do Intestino Delagado e este órgão - pode ocorrer: anemias, diarréias ou prisão de ventre, fezes mal formadas, má circulação, menstruação irregular, má digestão, mãos e pés amarelados etc..
- A Culpa- Relaciona- se ao meridiano do Triplo-Aquecedor – não esta relacionado a nenhum órgão e sim ao nosso sistema linfático e sanguíneo, circulação periférica- pode ocorrer: Vertigens, má circulação, mãos e pés frios, resfriados, mal funcionamento do sitema linfático, olhos e mucosas sensíveis a mudanças climáticas, sensação geral de frio e fraqueza, lupos etc..

A gravidade da doença ou o do desequilibrio apresentado pelo indivíduo vai depender da profundidade da emoção por ele vivenciado e o tempo em que esta perdura na sua vida. O cancer do pulmão é um exemplo disto, surge em decorrencia de uma tristeza prufunda que perdura por varios anos. Outro exemplo é o cancer do intestino grosso, mágoa profunda de alguma situação que se vivencia por anos na qual o indivíduo não consegue transmutar em aceitação ou compreenção.
Percorri todo este caminho para chega, agora de fato, na minha opnião, qual é o verdadeiro motivo que leva um indivíduo a desenvolver a STC.
Existem 12 principais meridianos da acupuntura e dentre eles, o da “Circulação - Sexo” (CS) conhecido tambem como meridiano do pericárdio (PC) que esta relacionado ao nosso pericardio, menbrana que envolve o coração. Por este meriando percorre energia eletromagnética que impulsiona a nossa sexualidade, a libido, e que no aspecto emocional esta realcionado ao sentimento de “Cruxificação pela vida” , ou seja, a não aceitação da vida que se esta levando, e no aspecto físico, esta relacionado ao bloqueio sexual, quando a atividade sexual é zerada.
Será coincidencia que a STC ocorre mais em mulheres víuvas? Ou ainda, mulheres viúvas de maridos vivos? Claro que fica evidende a correspondencia- - toda viúva se sente “Cruxificada pela vida “ , afinal vai ter todos os encargos da sua casa, filhos etc..nas sua costas e ainda sua sexualidade zera, portanto ocorre com esta emoção negativa, um bloqueio no fluxo da corrente eletromagnética, no caso, do meridiano da CS.
O meridiano CS da MTC tem um percurso interessante, que não por coincidência, passa no nosso punho (fig. 1) exatamente no caminho do nervo mediano que desencadeia a STC (fig. 2)




Fig.1 – Meridiano CS

Fig.2 – Trajeto do nervo mediano

E por que relacionamos o meridiano CS da MTC com o sentimento de “Cruxificação pela vida”? É porque faz parte do processo do “Inconciente Coletivo da Humanidade”. Cristo teve o prego fincado em suas mãos exatamento no ponto CS8 do meridiano do mapa acima, portanto, toda pessoa que apresentar o sentimento de cruxificação, apresentará dor neste ponto , que na verdade, é um ponto da alarme da emoção instalada. Com o passar do tempo a dor vai se intensificando e se extendendo para o punho e antebraço, exatamente percorrendo o trajeto que pode ser visto no mapa. A intensiidade da dor e suas consequencias é proporcional a intesidade da emoção sentida e o tempo que a mesma perdura na vida do indivíduo. Assim, acorre com todas as nossas emoções negativas, para cada uma delas haverá um meridano que pode ser afetado e que fica sujeito aos desequilibrios que lhe é inerente e aos seus orgãos correspondentes. O desequilibrio a nivel superficial se manifesta no trajeto do meridiano e a nivel mais profundo atinge nosso órgãos comprometendo suas funções.
Portanto a STC, nada mais é, do que resultado de amargar o sentimento de “Cruxifiação pela vida”, que é o caso das viúvas, mesmo aquelas mulheres que tem marido, que sendo este ausente, ,é uma viúva de marido vivo. A STC é a “Síndrome da Viúva” ou ainda, a “Síndrome da Viuva de Marido Vivo”
Interessante notar que os Meridianos da MTC são pares e simétricos, ou seja, são exatamentes iguais dos dois lados do corpo, por isso, quando massageamos o punho e a mão acometidos pela STC, o punho e mão do outro braço podem tambem manifestar dor e formigamento, ou seja, sensações identicas a lado acometido. Varias dores tendinomusculares tratadas com o Do-in e o Shiatsu, podem se refletir no outro lado do corpo. Os meridianos da MTC são correntes eletromagnéticas continuas e conectadas entre si, formam uma extensa teia energética por todo nosso corpo 24 h .
Trabalhar a abordagem psicoemocional, trazer a tona o material inconsciente reprimido é fundamental no tratamento do indivíduo que apresenta a STC, podendo-se com isso, evitar a progressão da doença que esta caminhando para uma intervenção cirúrgica.

Carlos César Lucca - kallé

Nenhum comentário:

Postar um comentário