Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o rim é o principal órgão do nosso corpo, participa da construção e da formação dos outros órgãos, é a fonte e a raiz da vida, mansão do fogo e da água. sede de toda energia Yin e Yang do corpo.
No processo embrionário, o rim é o primeiro órgão a ser construído em forma de pronéforos, rim rudimentar que se assemelha ao rim dos peixes.
O rim esquerdo esta relacionado à nossa espiritualidade e à nossa ancestralidade, enquanto o rim direito esta relacionado ao meridiano triplo aquecedor da MTC. É considerado o rim verdadeiro propriamente dito.
O rim tem um papel importantíssimo durante toda a nossa existência e deve ser reservada a ele uma atenção especial. Devemos tomar certos cuidados para não prejudicar suas funções, que é a de filtrar todos os líquidos orgânicos, de nutrir a medula óssea, a medula espinhal, o cérebro, os dentes e os cabelos, controlar as funções genito-urinárias e a atividade sexual, entre outras.
Vejamos alguns destes cuidados:
- Evitar o consumo de líquidos gelados
- Evitar friagem de toda ordem como: banhos frios, pés descalços em pisos frios, expor-se ao vento após banho quente, usar pouca roupa em dias frios, etc.
- Evitar lavar os cabelos à noite, durante o período menstrual e na quarentena.
- Evitar o consumo de produtos artificias.
- Evitar tingir e descolorir os cabelos.
- Evitar o uso de remédios sem orientação médica. Os antibióticos, corticóides e diuréticos são os principais agressores dos nossos rins.
- Evitar gravidezes repetidas.
- Evitar o consumo de álcool, drogas e tabaco.
- Evitar a atividade sexual intensa, bem com a abstinência sexual total.
Vejamos agora algumas dicas para fortalecer os nossos rins:
- Escalda-pés antes de deitar.
- Banhos térmicos tipo ofurô, sauna e hidromassagem.
- Massagem tipo drenagem linfática, shiatsu e do-in, tui-ná.
- Exercício 1: Em posição de pé, bater com o punho cerrado nas costas na altura dos rins 50 vezes cada lado, com força moderada.
- Exercício 2: Em posição sentado, descalço, bater com força moderada, os calcanhares por 2 minutos no chão.
- Pratica de caminhada diária, e esportes em geral.
- Chás benéficos: ( sob orientação profissional )- cavalinha, dercinho-do-campo, unha-de-gato, erva-danta, ginseng, hortelâ, canela, bardana, arnica, beladona, cabelo-de-milho, douradinha-do-campo.
- Minerais benéficos: cálcio e magnésio (sob orientação).
- Alimentos benéficos: rim de boi, geléia de pé de galinha, algas marinhas, semente de gergilim, folhas verdes, alho-poró, batata inglesa, cenoura, champignon, cogumelo shitake, cravo, feijões, ovos em geral, pimenta malagueta, carne do porco, salsa etc. (sob orientação)
Carlos César Lucca - Kallé
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário