Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é a estação relacionada ao Coração e ao Intestino Delgado, considerados órgãos “Fogo” como o próprio verão que é quente, portanto Estação do elemento chinês Fogo. É nesta estação que ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas.
As relações das estações do ano e nossos órgãos são as seguintes:
Primavera
Estação- Madeira
Órgãos – Fígado e Vesícula Biliar
Verão
Alto Verão
Estação- Fogo
Estação- Terra
Órgãos – Coração e Intestino Delgado
Órgãos - Estômago e Baço-pâncreas
Outono
Estação- Metal
Órgãos – Pulmão e Intestino Grosso
Inverno
Estação- Água
Órgãos – Rins e Bexiga
No verão, os sintomas mais comuns apresentados em decorrência do desequilíbrio do coração e do intestino delgado são: opressão toráxica, palpitações, arritmias, dores no coração, dores nas axilas, dores na boca do estômago, adormecimento e formigamento nas mãos e braços, má circulação, menstruação abundante, hemorróidas, varizes, fadiga, depressão, agitação, ansiedade, histeria, logorréia, dores e cansaço nas pernas, edemas, diarréias, rigidez no baixo ventre, má digestão, entre outros.
Além disso, poderão ocorrer desequilíbrios do fígado e da vesícula biliar, isto se tiver havido abusos alimentares durante a primavera. Segundo consta no livro do Imperador Amarelo Nei Ching – Base da MTC – “Os que desrespeitarem as Leis da primavera serão punidos com os males do fígado no Verão”, com um ou mais dos seguintes sintomas: conjuntivite, vista lacrimejantes, vista cansada, olhos vermelhos, fotofobia, olhos que coçam, enxaqueca, tonturas, vertigens, câimbras nos braços e pernas, boca amarga, desânimo, irritabilidade, agressividade, aversão a ruídos, choro fácil, mastite, TPM, distúrbio menstrual, micose ou unha encravada no grande artelho.
O ideal é sempre evitarmos os abusos na alimentação e mantermos um estilo de vida saudável. No verão, dê preferência para os alimentos frescos e os neutros, reforce líquidos, sucos, chás, frutas, verduras e legumes. Procure evitar os alimentos quentes como: canela, chocolate, gengibre, cravo, pimentas, pimentões, soja, manteiga, café, excesso de frituras, gorduras e comidas de forno e na brasa.
Reforce os alimentos de sabor picante e salgado, reduza o sabor amargo e consuma normalmente os alimentos dos sabores ácido e doce, mas não esqueça que os sabores aqui mencionados são os encontrados nos alimentos innatura.
Carlos César Lucca- Kallé
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário