sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TPM

A Tensão Pré Menstrual, segundo pesquisas recentes, afeta 75% das mulheres durante seu período reprodutivo, e apenas 7% nunca sofreram deste mal. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a TPM ocorre devido a uma sobrecarga da função do fígado, órgão este que, entre outras funções, tem o papel de harmonizar o processo digestivo, as emoções e a menstruação.
Os sintomas inerentes aos desequilíbrios energéticos do fígado, não por coincidência, são os mesmos sintomas apresentados pelas mulheres na TPM tais como: descontrole emocional, agressividade, irritabilidade, raiva, agitação, insônia, compulsão por doces, ansiedade, má digestão, mastite, enxaqueca, tonturas, aversão a ruídos, entre outros.
Optar por um estilo de vida mais saudável é fundamental para se combater este mal. Vejamos algumas dicas que podem auxiliar as mulheres neste período aliviando estes sintomas como também as cólicas menstruais. No entanto, é preciso ressaltar que os resultados não são imediatos, eles ocorrem com o tempo.

A mulher deve evitar:

· Estresse físico e emocional
· Sedentarismo
· Tingir e descolorir os cabelos com produtos químicos.
· Friagem tipo: pisar descalça em piso frio, sentar em locais frios, pouca roupa em dias frios, lavar os cabelos à noite e durante a menstruação, ficar exposta ao vento após banho quente.
· Alimentação: líquidos gelados, excesso de fritura, gordura e laticínios, doces industrializados, salgadinhos, produtos artificiais, café, chocolate, cigarro e álcool.

A mulher deve priorizar:

· Atividade física: esportes em geral, cooper, natação, ginastica, dança etc.
· Atividade corporal: massagem - Shiatsu, Do-in, Tui-ná, drenagem linfática, Ioga e meditações.
· Hidroterapia: hidroginástica, hidromassagem, banhos térmicos, ofurô, sauna, bolsa de água quente e escalda-pés.
· Chás: boldo-do-chile, louro, artemísia, bálsamo-do-líbano, carqueja, mulungu.
· Alimentação: Sopas leves, suco verde, frutas e suco de frutas, cereais integrais, verduras, legumes, carnes magras e peixes de escama leves.

Carlos César Lucca – Kallé

Nenhum comentário:

Postar um comentário