domingo, 7 de novembro de 2010

INSONIA

DICAS PARA COMBATER A INSONIA

- Evitar bebidas alcoólicas , café, chá mate e refrigerantes.
- Evitar fumo.
- Evitar ficar sob luz forte pelo menos 1h antes de dormir.
- Evitar noticiários de TV bem como filmes violentos.
- Evitar leitura que exija muita concentração.
- Evitar líquidos quentes e os gelados antes de dormir.
- Evitar a prática de exercícios à noite.
- Evitar alimentos pesados a noite. Prefira folhas , sopas leves ( sem pimentas) e legumes.
- Evitar aparelhos elétricos ligados no quarto, principalmente rádio relógio ao lado da cabeceira da cama.
- Evitar computador mínimo 2h antes de deitar
- Tomar banho quente antes de dormir.
- Tomar chás de: camomila, folha de alface, maracujá, erva doce, cidreira, procure alterná-los.
- Procure práticar Yoga, Do-in, Tchi- Kun.
- Procure fazer meditação ou apenas relaxamento com cd induzido 20m antes de deitar.

Pontos de Do-in para combater a insonia: TA6, C7 e CS8 - são pontos bilaterais.
Modo de praticar: pressão continua com o polegar por 3 minutos cada lado despersando a energia. Conforme a pessoa, somente o ponto TA já é o suficiente para se obter um resultado positivo.

Obs: Já comprovei na prática que o rádio relógio realmente desperta a pessoa , o que ocorre normalmente entre 2h e 3h da madrugada.

Carlos César Lucca- Kallé

sábado, 2 de outubro de 2010

VERÃO ESTAÇÃO CORAÇÃO

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é a estação relacionada ao Coração e ao Intestino Delgado, considerados órgãos “Fogo” como o próprio verão que é quente, portanto Estação do elemento chinês Fogo. É nesta estação que ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas.

No verão, os sintomas mais comuns apresentados em decorrência do desequilíbrio do coração e do intestino delgado são: opressão toráxica, palpitações, arritmias, dores no coração, dores nas axilas, dores na boca do estômago ( ponto de alarme de atáque cardiaco em ambas as medicinas, oriental e ocidental )) , adormecimento e formigamento nas mãos e braços, dores no braço esquerdo, má circulação, menstruação abundante, hemorróidas, varizes, fadiga, depressão, agitação, ansiedade, histeria, logorréia, dores e cansaço nas pernas, edemas, diarréias, rigidez no baixo ventre, má digestão, entre outros.

Além disso, poderão ocorrer desequilíbrios do fígado e da vesícula biliar, isto se tiver havido abusos alimentares durante a primavera. Segundo consta no livro do Imperador Amarelo Nei Ching – base da MTC “Os que desrespeitarem as Leis da primavera serão punidos com os males do fígado no Verão”, com um ou mais dos seguintes sintomas: conjuntivite, vista lacrimejante, vista cansada, olhos vermelhos, fotofobia, olhos que coçam, enxaqueca, tonturas, vertigens, dores pelo corpo, câimbras nos braços e pernas, boca amarga, desânimo, irritabilidade, agressividade, aversão a ruídos, choro fácil, mastite, distúrbio menstrual, micose no grande artelho.


No verão, dê preferência para os alimentos frescos e os neutros, reforce líquidos, sucos, chás, frutas, verduras e legumes.
Reforce os alimentos de sabor picante e salgado, reduza o sabor amargo e consuma normalmente os alimentos dos sabores ácido e doce, mas não esqueça que os sabores aqui mencionados são os encontrados nos alimentos innatura.

Procure evitar os alimentos quentes como: canela, cravo, gengibre, chocolate,pimentas, pimentões, soja, manteiga, café, excesso de frituras e gorduras, comidas de forno e na brasa.

Engana-se quem pensa que os liquidos gelados mata a sede e refresca nosso corpo, inclusive este ábito é nocivo ao nosso organísmo, leia o artigo neste blog " Cerveja Estupidamente Gelada é Fria" . Na verdade, o que refresca nosso o nosso corpo são os alimentos de natureza fresca, tipo: hortelã, abacaxi, chuchu, alface, acelga, melão, melancia, , laranja, limão, pêra, tangerina, espinafre, maça, berinjela, chicória, agrião, abóbora d´água etc.

O ideal no verão é acordar mais cedo e praticar caminhadas e exercícos leves até as 9:00h ou depois das 17:ooh . Evite exercícos físicos estenuantes, sol forte e saúna.

Carlos César Lucca- Kallé

domingo, 14 de março de 2010

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

A Síndrome do Tunel do Carpo ( STC ) é uma doença que compromete o nervo mediano e os tendões da região do punho, os quais são responsáveis pela flexão dos dedos . A STC acomete mais as mulheres na faixa etária de 30 a 65 anos. Estima-se que atualmente 1.600.00 pessoas sofrem deste mal no Brasil. Os sintomas da STC são:
- dormência ou formigamento nos dedos médio, indicador e anular.
- perda da sensibilidade nos dedos.
- perda da força para segurar objetos e realizar pequenas tartefas.
- dores que podem se extender por todo o braço.
- edema e inchaço no punho e nas mãos.
Qual é a origem da STC? Pouco se sabe a respeito. Muitos profissionais atribuem a STC aos movimentos repetitivos e que este faz parte do grupo da L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos). Na verdade, os movimentos repetitivos são apenas aceleradores e não causadores do processo já existente a nivel energético estagnado no meridiano da Medicina tradicional Chinesa (MTC).
Devido a carência de matérias que fala da STC dentro da visão Holística, ou seja, do Homem como visto como um Ser Total : Mente-Fisico-Emocional- Espiritual, é que me motivou a escrever este artigo, para tanto, tenho como embasamento , minha experiencia em meus atendimentos com a MTC.
A MTC fundamenta-se na existência de um fluxo de energia que percorre todo o nosso corpo conhecido como “Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa”, que nada mais são, do que, canais por onde percorrem energia eletromagnética, as energias Yin e Yang , que levam saúde para todo o nossos orgãos, portanto, fundamental para a manutenção das nossas vidas ( a existência dos meridianos da MTC já foram comprovados por dois experimentos científicos realizados por médicos que atuam com as duas medicinas , a Ocidental e a Oriental). A MTC fundamenta-se também nos aspectos psicossomáticos psico= mente, soma= corpo, ou seja, a influência da nossa mente no nosso corpo.
As nossas emoções negativas, medo, mágoas, ressentimentos, perdas afetivas, sentimentos de culpa, acessos de raiva, ódio, desejos reprimidos, anseios da nossa alma não realizados, são alguns exemplos de motivos que nos leva a adoecer.
Vejamos alguns exemplos praticos desta relação emoção x moléstia/ desequilibrios segundo a MTC:
- A Tristesa – Relaciona-se ao Meridiano do Pulmão e a este órgão - amargando esta emoção podem ocorrer: falta de ar, respiração curta, gripes, refriados, pneumonias, pleurite, tuberculose, problemas de pele em geral, alergias etc.
- A Magoa de Raiva – Relaciona-se ao Meridiano do Intestino Grosso e a este órgão – pode ocorrer: abome dolorido, prolapso do reto, cólicas, constipação intestinal, diarréiras, flatulências, diverticulite, polipos intestinal , acnes etc.
- A Raiva – Relaciona-se ao Meridiano do Fígado e a este órgão - pode ocorrer: enxaquecas, problemas de visão em geral,falta de energia geral, dores pelo corpo, caímbras, boca amarga, má digestão etc..
- O Medo – Relaciona-se ao meridiano do Rim e a este órgão – pode ocorrer: inchaço pelo corpo, dores nas pernas, impotência, frigidez, lombalgia, depressão, desãnimo, infecções urinarias, poliúria etc.
- A Perda Afetiva – Realaciona-se nosso Baço - pâncreas e a estes órgãos – pode ocorrer: diabetes, digestão lenta, gazes, diarréia, fraqueza dos membros, gosto pegajoso na boca, abome dolorido, dores nas articulações, unha do grande artelho ( dedão do pé ) podre ou com micose, pés rachados, constipação etc.
- A Magoa Afetiva – Relaciona-se ao Meridiano do Intestino Delagado e este órgão - pode ocorrer: anemias, diarréias ou prisão de ventre, fezes mal formadas, má circulação, menstruação irregular, má digestão, mãos e pés amarelados etc..
- A Culpa- Relaciona- se ao meridiano do Triplo-Aquecedor – não esta relacionado a nenhum órgão e sim ao nosso sistema linfático e sanguíneo, circulação periférica- pode ocorrer: Vertigens, má circulação, mãos e pés frios, resfriados, mal funcionamento do sitema linfático, olhos e mucosas sensíveis a mudanças climáticas, sensação geral de frio e fraqueza, lupos etc..

A gravidade da doença ou o do desequilibrio apresentado pelo indivíduo vai depender da profundidade da emoção por ele vivenciado e o tempo em que esta perdura na sua vida. O cancer do pulmão é um exemplo disto, surge em decorrencia de uma tristeza prufunda que perdura por varios anos. Outro exemplo é o cancer do intestino grosso, mágoa profunda de alguma situação que se vivencia por anos na qual o indivíduo não consegue transmutar em aceitação ou compreenção.
Percorri todo este caminho para chega, agora de fato, na minha opnião, qual é o verdadeiro motivo que leva um indivíduo a desenvolver a STC.
Existem 12 principais meridianos da acupuntura e dentre eles, o da “Circulação - Sexo” (CS) conhecido tambem como meridiano do pericárdio (PC) que esta relacionado ao nosso pericardio, menbrana que envolve o coração. Por este meriando percorre energia eletromagnética que impulsiona a nossa sexualidade, a libido, e que no aspecto emocional esta realcionado ao sentimento de “Cruxificação pela vida” , ou seja, a não aceitação da vida que se esta levando, e no aspecto físico, esta relacionado ao bloqueio sexual, quando a atividade sexual é zerada.
Será coincidencia que a STC ocorre mais em mulheres víuvas? Ou ainda, mulheres viúvas de maridos vivos? Claro que fica evidende a correspondencia- - toda viúva se sente “Cruxificada pela vida “ , afinal vai ter todos os encargos da sua casa, filhos etc..nas sua costas e ainda sua sexualidade zera, portanto ocorre com esta emoção negativa, um bloqueio no fluxo da corrente eletromagnética, no caso, do meridiano da CS.
O meridiano CS da MTC tem um percurso interessante, que não por coincidência, passa no nosso punho (fig. 1) exatamente no caminho do nervo mediano que desencadeia a STC (fig. 2)




Fig.1 – Meridiano CS

Fig.2 – Trajeto do nervo mediano

E por que relacionamos o meridiano CS da MTC com o sentimento de “Cruxificação pela vida”? É porque faz parte do processo do “Inconciente Coletivo da Humanidade”. Cristo teve o prego fincado em suas mãos exatamento no ponto CS8 do meridiano do mapa acima, portanto, toda pessoa que apresentar o sentimento de cruxificação, apresentará dor neste ponto , que na verdade, é um ponto da alarme da emoção instalada. Com o passar do tempo a dor vai se intensificando e se extendendo para o punho e antebraço, exatamente percorrendo o trajeto que pode ser visto no mapa. A intensiidade da dor e suas consequencias é proporcional a intesidade da emoção sentida e o tempo que a mesma perdura na vida do indivíduo. Assim, acorre com todas as nossas emoções negativas, para cada uma delas haverá um meridano que pode ser afetado e que fica sujeito aos desequilibrios que lhe é inerente e aos seus orgãos correspondentes. O desequilibrio a nivel superficial se manifesta no trajeto do meridiano e a nivel mais profundo atinge nosso órgãos comprometendo suas funções.
Portanto a STC, nada mais é, do que resultado de amargar o sentimento de “Cruxifiação pela vida”, que é o caso das viúvas, mesmo aquelas mulheres que tem marido, que sendo este ausente, ,é uma viúva de marido vivo. A STC é a “Síndrome da Viúva” ou ainda, a “Síndrome da Viuva de Marido Vivo”
Interessante notar que os Meridianos da MTC são pares e simétricos, ou seja, são exatamentes iguais dos dois lados do corpo, por isso, quando massageamos o punho e a mão acometidos pela STC, o punho e mão do outro braço podem tambem manifestar dor e formigamento, ou seja, sensações identicas a lado acometido. Varias dores tendinomusculares tratadas com o Do-in e o Shiatsu, podem se refletir no outro lado do corpo. Os meridianos da MTC são correntes eletromagnéticas continuas e conectadas entre si, formam uma extensa teia energética por todo nosso corpo 24 h .
Trabalhar a abordagem psicoemocional, trazer a tona o material inconsciente reprimido é fundamental no tratamento do indivíduo que apresenta a STC, podendo-se com isso, evitar a progressão da doença que esta caminhando para uma intervenção cirúrgica.

Carlos César Lucca - kallé

domingo, 14 de fevereiro de 2010

LEITE DE VACA É PRA BEZERRO

Por volta dos meus 25 anos, procurei meu médico, o finado Dr. Wandick de Freitas que cuidava de mim desde criança, profissional em que eu depositava minha inteira confiança. Naquela ocasião sentia diariamente muita flatulência e tonturas, principalmente no período da manhã.
Dr. Wandick matou a charada logo de cara, dizendo que eu não digeria o leite, pois a ausência da lactasa no meu organismo não metabolizava a lactose do leite, o açúcar do leite. Sai da consulta, imaginado que eu estava doente, afinal não digeria o leite, alimento tão comum no café da manhã na tradição brasileira. Parei de tomar o leite e os sintomas desapareceram.
Alguns anos depois, li num jornal uma reportagem falando da incompatibilidade do leite em 30% da população mundial, daí eu pensei: espera ai! Não sou o único que não pode tomar leite! Tem mais gente na parada, ufa! Que alívio! Não estou sozinho.
Foi quando fiz o curso de Do-In que aprendi: todos nós somos, na realidade, incompatíveis com a lactose do leite de vaca. Veio finalmente, a explicação para as minhas dúvidas:
- O açúcar do leite de vaca é a lactose, uma macroenzima que é metabolizada pela lactasa, outra macroenzima que o pâncreas do ser humano produz até aos sete anos de vida. Após esta idade, devido à falta da lactasa, o leite da vaca talha no estômago e fermenta nos intestinos, o que forma um meio ácido e prejudicial ao nosso organismo provocando uma série de complicações. Esta descoberta foi feita por médicos cientistas americanos e foi publicada no New York Time no ano de 1984 sob o título “Os médicos advertem sobre a intolerância do leite de vaca para o ser humano em fase adulta”. Existe outra pesquisa realizada por médicos cientistas franceses da medicina ortomolecular, que chegou à mesma conclusão dos seus colegas americanos sobre a intolerância do leite de vaca para o ser humano.
Estas pesquisas científicas vêm de encontro ao que dizia os antigos sábios chineses “Leite de vaca é pra bezerro, não serve para o ser humano”. Diziam ainda que cada leite possue, na sua composição, os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua espécie. Com exceção do ser humano, nenhum outro mamífero procura leite diferente da sua espécie. É comum vermos cães criados por porcas, gatos criados por cães etc. Isso pode ocorrer quando a mãe do filhote morre ou regeita a cria, mas somente nestes dois casos. No dia 05/08/2009 foi veiculado no jornal da Band às 20h00min, a reportagem de uma cabra, que rejeitada por sua mãe, acabou sendo acolhida e criada por uma cadela que a amamentou e cuidou dela como se fosse seu filhote.
As pesquisas científicas confirmam o que a Medicina Tradicional Chinesa ensina: o consumo constante do leite da vaca pode causar: flatulências, excesso de mucos, cansaço crônico, problemas de visão, asma, bronquite, arteriosclerose cerebral e coronária, cálculos renais e biliares (normalmente quem sofre cirurgia para retirada da vesícula biliar toma muito leite), diarréias, otites, rinites, sinusites, reumatismo, artrite, alergias em geral, tonturas, vertigens e enxaquecas. Os problemas de visão que o leite provoca são irreversíveis.
Faça um teste: fique por 15 dias sem tomar leite e observe os resultados.
Os derivados do leite devem ser consumidos com moderação, pois dependendo do biotipo da pessoa podem causar os mesmos distúrbios acima mencionadas.
Muita gente me pergunta: - Mas e o cálcio que o leite contém não faz falta para nosso organismo? Como faço no caso da osteoporose? Dizem que o leite é bom para evitar e curar esta doença?
R: Você conhece alguém que sarou da osteoporose tomando leite? Eu particularmente nunca vi. O cálcio que o leite contém não é absorvido pelo nosso organismo, conforme explicações expostas acima. Podemos muito bem e, melhor ainda, aproveitar o cálcio de outras fontes de alimentos que devem ser consumidos juntamente com o magnésio. O nosso organismo só absorve o cálcio quando consumido com o magnésio, por isso, os remédios indicados no caso da osteoporose contém cálcio + magnésio. O consumo de verduras, folhas verdes, legumes, frutas, cereais e a prática de esportes como caminhadas diárias etc. são recomendações para evitar e combater a osteoporose.
O leite materno é alcalino e contém todos os nutrientes necessários para a formação do bebê, é um alimento completo. Quando a mãe consome muito leite de vaca, pensando erroneamente que com este hábito vai melhorar a qualidade do seu próprio leite, se engana, pois seu PH (Potencial de Hidrogênio) fica ácido e seu leite também, provocando com isso, cólicas no bebê.

Carlos César Lucca - Kallé

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BIOTIPO RENAL

IPO IV


O biótipo Renal tem grande correspondência com o elemento água da filosofia chinesa. Assim como a água que se adapta facilmente aos mais variados formatos de recipientes em que é colocada, o biótipo Renal também se adapta bem a situações novas que surgem, sejam elas mudanças de trabalho, em nível doméstico ou no relacionamento amoroso. Como o barco que é levado pela correnteza do rio, o Renal se deixa influenciar facilmente, é sugestionável facilmente.
O Renal é do tipo lerdo, paradão, devido à predominância de fleuma em sua constituição. O Renal tem ficuldades no processo digestivo, sendo mais aconselhável a este biótipo particularmente o pré-cozimento dos alimentos, não devendo ingeri-los crus, até mesmo frutas, verduras e legumes.
O biótipo Renal possui fortes semelhanças com o tipo de caráter uretral da psicanálise, com tendências, quando em desequilíbrio psicológico, aos distúrbios de ordem sexual, tais como fetichismo, sadomasoquismo e perversões.
Com relação aos aspectos profissionais, o Renal possui grande habilidade para negócios em geral, compra e vendas no comércio, e ao comando de empresas. As grandes fortunas do mundo estão nas mãos deste biótipo. Apreciam os negócios com pedras, jóias, carros, enfim comércio em geral.
São excelentes médicos, enfermeiros e professores. Normalmente escolhem profissões onde possam despertar o amor do próximo, devido à carência afetiva que lhe é inerente. Adoram promover festas, eventos, atividades sociais, sempre buscando aproximar o contato com amigos e familiares, maneira pela qual preenchem seu vazio afetivo.
O biotipo Renal introvertido normalmente são pessoas mais calmas, tranqüilas aparentemente, mas que escondem verdadeiras tempestades interiores, costumam ocultar suas emoções e reais intenções. São enigmáticos, misteriosos, secretos; têm dificuldade de exprimir seus verdadeiros sentimentos. Já o Renal extrovertido tem uma melhor afinidade com relação ao mundo, é do tipo acolhedor, afável, comunicativo e irradia alegria e otimismo. O Renal é fiel aos costumes herdados desde a infância.
Quanto à sexualidade, são 8 ou 80, podendo tanto zerar sua atividade como também intensificá-la fortemente.
São pessoas detalhistas, com grande facilidade para guardar fatos e acontecimentos com requintes nos detalhes que, para os outros biótipos, passariam despercebidos. Gostam de conversar com pessoas mais idosas, visitar museus e guardar e colecionar objetos, carros, canetas, chaveiros etc.
O medo é seu grande limitador, daí surge o fato de apegar-se a religiões, muitas vezes como verdadeiros devotos ou fanáticos. São tementes a Deus.
Concentram energia no chakra do plexo solar. Têm desequilíbrio nos meridianos dos rins e bexiga. Seu órgão de choque é o rim, com excesso de energia, e o coração é o órgão com baixa de energia.
Este biótipo é mais ligado à figura paterna.
Sua função principal é o sentimento, enquanto o pensamento é sua função inferior.


O biótipo Renal nasceu para preservar a história da humanidade.

Carlos César Lucca - Kallé

BIOTIPO PULMONAR

TIPO III


O biotipo Pulmonar guarda grande correspondência com o elemento metal da filosofia chinesa.
De olhar para baixo, pálpebras caídas e olhos com pouco brilho, para este biotipo particularmente parece que a vida em si é um grande desafio, uma tarefa árdua. Devido ao excesso de substância sólida em seu corpo, ele vive travando uma luta constante para esquivar-se de qualquer outra atividade que não a de carregar seu próprio peso corpóreo refletido nos aspectos psíquicos, parece sentir muito o peso da atmosfera sobre si, por isso a tendência à depressão e à melancolia. Tranqüilizantes em geral aliviam momentaneamente a sua sensação de peso corpóreo.
Para sentir alívio a seu sofrimento, que lhe é característica comum, o biotipo Pulmonar inclina-se mais a buscar profissões e atividades de nível mental.
O Pulmonar concentra mais sua atenção do dia-a-dia para si mesmo, são pessoas com mais facilidade para desenvolver o egoísmo e o egocentrismo, apesar de não buscarem o mal para seus semelhantes.
O desenvolvimento de sua espiritualidade é o melhor caminho para livrá-lo de suas angústias e melancolias. Desde criança sentem necessidade de que os outros cuidem de si, se compadecem com o sofrimento do mundo e culpam o mesmo pelos seus sofrimentos (acham que desceram no mundo errado). Para este biotipo é comum achar que a vida não vale a pena ser vivida.
O biotipo Pulmonar vê a figura de Deus com simpatia, dificilmente se torna fanático religioso. Costuma questionar as religiões.
Possui concentração de energia no chakra laríngeo e desequilíbrio nos meridianos do pulmão e intestino grosso. Seu eixo patológico básico corpóreo está situado no nível metal => madeira, seu órgão de choque é o pulmão, e o fígado é o órgão de baixa energia.
O biotipo Pulmonar, segundo a psicanálise, é o tipo que possui traços anais de caráter na sua formação psicossexual, o qual faz parte integrante de seu ego. Isto irá influenciá-lo na sua personalidade e atividades, tal como a obsessão pela higiene ou dificuldades em fazer suas necessidades em locais estranhos. Prende ou solta o intestino dependendo das alterações emocionais etc..
Como o próprio outono, quando a natureza se recolhe e concentra sua força para enfrentar melhor o inverno que está por vir, o biótipo Pulmonar costuma se recolher diante de situações que lhe desagradam, preferindo o isolamento e a introspecção, prevalecendo a timidez e a falta de ânimo para enfrentar os desafios que a vida lhe impõe.
Outro aspecto do caráter anal da psicanálise é com respeito às dificuldades do indivíduo lidar com o dinheiro, ora age com avareza, ora age como esbanjador, não consegue um controle linear no aspecto financeiro. É comum também a este biótipo iniciar várias atividades ao mesmo tempo, mas dificilmente as leva até o fim. Preferem cursos e atividades que não exijam compromissos sérios, pois não gostam de serem pressionados.
O biótipo Pulmonar é crítico com as pessoas que vivem ao seu redor. São detalhistas.
Ao anoitecer acentua-se sua melancolia com seu tipico andar arrastado, é o horário em que aumentam seu mau humor e reclamações, principalmente com seus familiares.
Preferem atividades rotineiras, são sistemáticos e adaptam-se bem a situações novas e trabalhos em repartições públicas. Na política alcançam destaque pois possuem habilidade para tratar de assuntos de interesse popular. São gentis e simpáticos. Possuem excelente memória fotográfica.
Apesar de os distúrbios psicológicos serem inerentes a todos os biótipos, particularmente com o pulmonar isto ocorre com maior freqüência e intensidade. Nesta área podem ocorrer neuroses, psicoses, depressões, manias, melancolias e angústias.
O biótipo Pulmonar é mais ligado à figura materna, a qual exerce forte influência psicológica.
Sua atividade sexual é considerada normal, mas acentua-se o sentimento de culpa em suas relações.
Quando está com seus ânimos em alta, o Pulmonar leva simpatia por onde passa.
A percepção é sua principal função, enquanto a intuição é a função menos desenvolvida.


O biotipo Pulmonar nasceu para criar e para as artes.


Carlos César Lucca - Kallé

BIOTIPO CARDÍACO

TIPO II


O biotipo Cardíaco tem grande correspondência com o elemento fogo da medicina chinesa.
É o tipo construtor, literalmente mete a mão na massa. Para o cardíaco, não existe tempo quente, ou seja, quando solicitado não vê obstáculos para cooperar, ajudar e participar de desafios. Age mais pelo coração, e é movido pelas emoções, por isto a inconstância nas atitudes, na área profissional e afetiva, mudando de idéia várias vezes.
Como o próprio elemento fogo, que tem como característica o movimento para cima, este biotipo é otimista, alegre e por vezes chega até a uma hiperexcitação. Atropela os outros para obter gratificação de seus desejos. Raciocina pela lógica, mas sua lógica se difere da dos demais biotipos.
Tal biotipo tem concentração de energia no chakra cardíaco e desequilíbrio nos meridianos do coração e intestino delgado. Seu eixo patológico corporal está situado no nível dos elementos fogo => água. Seus órgãos de choque são o coração e o intestino delgado, os quais possuem excesso de energia, e o rim e a bexiga são os órgãos de baixa de energia.
Segundo a psicanálise, o biotipo Cardíaco possui a oralidade como característica mais acentuada no desenvolvimento psicossexual. Nesta etapa a criança inicia suas relações com o mundo através dos objetos e aprende a mantê-los. A gratificação oral acentuada resultará em um indivíduo extrovertido com otimismo e senso de segurança, por vezes, excessivos. Por outro lado, a insatisfação oral infantil nesta fase implicará em um tipo introvertido com traços depressivos ou sádicos. Para obter uma gratificação de seus desejos passará por cima de qualquer obstáculo. O Cardíaco quando demora a obter resultados de seus objetivos, logo abandona seu projeto inicial e procura mudar de planos, vislumbrando outros horizontes com novas idéias e novos objetivos. Possui grande expressão de força de vontade.
São relativamente freqüentes nestes indivíduos as reações violentas, utilizando-se inclusive da força para conseguir a gratificação das suas pulsões instintivas. Falam em matar ou morrer.
Normalmente o biotipo Cardíaco mostra-se um indivíduo auto-suficiente e independente, mas, no entanto, tal atitude é para encobrir uma necessidade de passividade e dependência.
Segundo a psicanálise, o caráter com ênfase na oralidade tem tendência a desenvolver vícios ou prazeres através da sucção, tais como álcool, fumo, drogas.
Seus estados emocionais alternam-se com freqüência. Em um determinado momento podem apresentar um otimismo exagerado, buscando relatar euforicamente seus fatos bem-sucedidos, bem como seus planos para o futuro, ou, em outras ocasiões, porém, podem sentir-se vazios, fracos, incapazes e necessitados de apoio, surgindo então os estados depressivos. Apresentam períodos de intensa atividade seguidos de uma fase de hipoatividade marcada.
O biotipo Cardíaco é impaciente, inconstante e turbinado, sua relação afetiva é do tipo custo-benefício, sente-se todo-poderoso, gosta de morar sozinho, não reza e desafia Deus.
Entre alegrias e tristezas, altos e baixos, o Cardíaco doa energia a todo mundo.
Este biotipo reflete o lado positivo da figura materna, sua grande dominadora.
Não carregam sentimentos de culpa com relação ao sexo.
O pensamento é sua função mais desenvolvida, enquanto o sentimento é a função inferior.

O biotípo Cardíaco nasceu para amar e nutrir o mundo.

Carlos César lucca - kallé

BIOTIPO HEPÁTICO

TIPO I

O biotipo Hepático guarda grande correspondência com o elemento madeira da medicina tradicional chinesa.
Assim como a árvore, que tem o movimento característico de expansão, o biotipo Hepático está sempre buscando sua própria expansão, seu crescimento espiritual e do mundo que o cerca. Do tipo idealista e transformador, cujo prazer é mental, o Hepático adora trabalhos voltados para pesquisas, estudos, ciências, educação, atividades onde geralmente alcança destaque, como pesquisador de vacinas, instrumentos e pesquisas científicas etc..
O Hepático vê o mundo com muito interesse, vive sempre buscando novas conquistas com a finalidade de manter vivos seus ideais, que, via de regra, têm o objetivo de aprimorar o desenvolvimento da raça humana. É desbravador, pioneiro, arrojado, agressivo, orgulhoso, mal-entendido pela sociedade em geral, pelo seu pensamento altruista e idéias futuristas. Possui a capacidade de captar do campo astral os aspectos do inconsciente, a atmosfera onde se movem os objetos e as idéias.
O biotipo Hepático age mais pela razão do que pela emoção ou sentimentos, pensa demais e se preocupa muito com o seu futuro e de seus familiares, daí a necessidade da prática diária de meditação ou relaxamento, para evitar a exaustão psíquica. Este biotipo tem forte tendência a desenvolver neuroses, neurastenias e paranóias. O Hepático tem grande correspondência com o tipo fálico-narcisista da psicanálise.
Dificilmente o Hepático entra em processo depressivo por circunstâncias banais do dia-a-dia. É otimista, lutador, intuitivo e espiritualista. Raramente é fanático religioso apesar de poder facilmente tornar-se um líder, devido ao seu temperamento forte e autoritário.
O Hepático concentra energia no chakra frontal e pode desenvolver desequilíbrio nos meridianos do triplo aquecedor e circulação - sexo da medicina chinesa. Possui o desequilíbrio básico do seu organismo no nível do eixo madeira => metal. Os seus órgãos de choque são o fígado e a vesícula biliar, os quais sobrecarrega de energia, e possui falta de energia no nível do pulmão e intestino grosso.
O Hepático necessita constantemente de aprovação dos demais sobre seu trabalho, buscam admiração e reconhecimento, sucesso e prestígio. Detestam ser questionados sobre sua capacidade e são temerosos ao fracasso profissional.
Relacionam-se melhor com os colegas de trabalho do que com os seus superiores. A mulher do cafezinho do refeitório é sua melhor amiga no trabalho.
O biotipo Hepático é honesto na sua conduta sexual, fiel enquanto encantado com o parceiro.
Sua função principal é a intuição, enquanto a percepção é a menos desenvolvida.

O biotipo Hepático nasceu para transformar o mundo para melhor.


Carlos César Lucca - Kallé

sábado, 16 de janeiro de 2010

QUANTO MAIS COLORIDO MELHOR

Não há quem não concorde que quanto mais bonito for o arranjo dos pratos servidos à mesa na hora das refeições maior é o nosso prazer e o apetite ao comermos. Os orientais são especialistas nesta prática, alias, costume este que é passado de geração em geração há milênios. Eles procuram variar nos sabores e nas cores dos alimentos, obtendo com isto, um maior aproveitamento de seus valores nutricionais.
Vejamos quais são os alimentos que correspondem às cores verde, vermelho, amarelo/laranja, branco e preto e aos sabores ácido, amargo, doce, picante e salgado segundo os cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC):

Exemplo de cores
- Verde: folhas e leguminosas
- Vermelho: tomate, morango, beterraba, melancia, cereja, ameixa
- Amarelo/laranja: abacaxi, abóbora, manga, mamão, laranja
- Branco: aspargo, arroz, nabo, palmito, mandioca, cogumelo
- Preto: algas marinhas, ameixa

Exemplos de sabores:
- Ácido: abacaxi, maracujá, pêssego, morango, acerola
- Amargo: quiabo, acelga, jiló, chicória, couve, ginseng, catalônia
- Doce: amora, batata doce, caldo de cana, cenoura, banana
- Picante: agrião, pimentas, pistache, hortelã, alcaparra, mostarda
- Salgado: damasco seco, marisco, sardinha, aveia, ostra, algas

A mulher quando está grávida, com TPM ou cólicas menstruais, normalmente sente desejos por determinados tipos de alimentos que, muitas vezes, parecem até estranhos ao nosso paladar. Isto ocorre devido a uma necessidade orgânica ou emocional. Quando um ou mais órgãos estão sendo exigidos em demasia, principalmente nestes períodos, para se harmonizarem, eles necessitam de determinados tipos de alimentos com seus sabores específicos e nutrientes.
Vejamos segundo a Medicina Tradicional Chinesa as relações dos sabores e nossos órgãos:

Sabor ácido: fígado e vesícula biliar
Sabor amargo: coração e intestino delgado
Sabor doce: estômago e baço-pâncreas
Sabor picante: pulmão e intestino grosso
Sabor salgado: rim e bexiga

Procure variar ao máximo os tipos de alimentos servidos à mesa, usando sua imaginação e intuição. Lembre-se que quanto mais colorido for o prato servido, melhor para sua saúde.
Hipócrates, o pai da medicina moderna dizia que “A cura do Homem está nos alimentos”

Carlos César Lucca- Kallé

PALESTRA SOBRE L.E.R

Palestra sobre L.E.R.
Lesão Por Esforço Repetitivo
Com Profº Carlos César Lucca - Kallé -
Terapeuta Naturalista

Venha participar e aprender a reduzir os fatores de risco
O que é a L.E.R.?
A L.E.R. faz parte do grupo da DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e caracteriza-se por dores, inflamações, edemas, atrofias, lesões e rompimentos nos músculos, nervos e tendões dos membros superiores e inferiores, região dos ombros e pescoço.
A L.E.R. é a segunda causa de afastamentos do trabalho no Brasil e somente nos últimos cinco anos foram abertas milhares de CATs - Comunicação de Acidente de Trabalho - devido a esta doença ocupacional. Os prejuízos em decorrência da L.E.R. são enormes, tanto para a Previdência Social, quanto para as empresas que são pleiteadas pela justiça a indenizar os seus funcionários acometidos por esta doença. No Brasil existe atualmente um Programa Nacional de Prevenção a L.E.R./DORT e tem como objetivo conscientizar a sociedade da importância das doenças ocupacionais e através da realização de uma série de eventos em todo País, levar ao debate desse importante tema.

Fatores desencadeadores da L.E.R.:
Mobiliário inadequado
Jornadas de trabalho extensas
Ausência de pausa ou período de pausas insuficientes
Posturas inadequadas
Pressão por produtividade
Competitividade
Estresse físico e emocional

Objetivo:
Nosso objetivo é abordar de forma clara, simples e acessível a toda classe de trabalhadores, os fatores que englobam as doenças ocupacionais, dando ênfase aos aspectos emocionais envolvidos nos processos inconscientes tais como: estresse, medos, ansiedades, insegurança, ressentimentos, angústias, tristezas, desejos e anseios reprimidos etc. Nossa Abordagem Psicossomática tem como embasamento estudos milenares da Medicina Tradicional Chinesa. Nossas palestras sobre a L.E.R. são feitas em empresas e grupos que estejam envolvidos no assunto.

Dados sobre a palestra:
Duração: duas horas
Inclui: Material didático/ Exercícios específicos para prevenção da L.E.R.

CURSO DE DO-IN

" O CAMINHO DE CASA"
O curso de Do-in aborda todos os aspectos básicos fundamentais da
Medicina Tradicional Chinesa. Os participantes, sejam eles leigos ou profissionais que atuam na área da saúde, ao término do curso, estarão aptos a eliminar dores e tratar patologias propostas no curso.
O curso de Do-in tem a finalidade de resgatar a capacidade que é inerente ao ser humano de tratar a si mesmo e ao seu semelhante. Acionando determinados pontos do corpo no trajeto dos meridianos, com as técnicas do Do-in, ampliamos nossa consciência trazendo à tona todo material inconsciente reprimido, desencadeador das dores e doenças, promovendo,
assim, a integração TOTAL DO SER – FÍSICO – MENTAL – EMOCIONAL E ESPIRITUAL


ABORDAGEM DO CURSO:

- Os Chakras e sua relação com os desequilíbrios emocionais
- Técnica de Alinhamento dos Chakras pela radiestesia
- A origem do DO-IN
- A Teoria do Tão – O Yin e o Yang.
- A 5ª Estação
- A origem dos 5 elementos – Ciclo Nictemeral
- Os 5 elementos – A lei e sua aplicação
- O Relógio Cósmico (Biológico)
- A Grande Circulação Energética
- A Pequena Circulação Energética
- Os Principais pontos ao longo dos meridianos – sedação, tonificação, fonte, entrada e saída, alarme, Lo e assentimento
- Os aspectos psicossomáticos segundo a medicina chinesa
- O Modelo Energético Embrionário segundo a medicina chinesa
- Fontes de energia corporal
- Técnicas de pressão do DO-IN - aulas práticas
- Seleção de pontos para tratamento de diversas patologias
- DO-IN nos pés (Reflexologia Podal)

DADOS SOBRE O CURSO
- Será oferecido apostila e certificado aos participantes.
- Carga horária de 42h de aulas presenciais, práticas e teóricas.
- O curso é ministrado aos finais de semana.
- Aceitamos grupos, data, local e valores a combinar.

Prof° Carlos César Lucca - kallé

CURSO DE BIOTIPOLOGIA HUMANA

Estudo que remonta mais de cinco mil anos de estudos e pesquisas, a Biotipologia Humana analisa o comportamento do Homem e classifica-o em 4 tipos básicos: o Hepático (Colérico), o Cardíaco (Sangüíneo) , o Pulmonar (Melancólico) e o Renal (Fleumático).

· O Biotipo Hepático é movido pela razão, é idealista e transformador.
· O Biotipo Cardíaco é movido pelo coração, é do tipo construtor.
· O Biotipo Pulmonar é movido pela lógica, é criativo e sonhador.
· O Biotipo Renal é movido pelos sentimentos, preserva o passado.

É o biotipo predominante de cada indivíduo o responsável pela maneira como ela encara a vida, a sua visão de mundo, como participa dele, e como contribui para o processo evolutivo da sua raça e de seu próprio desenvolvimento pessoal.
A Biotipologia Humana é um estudo fascinante que nos auxilia a compreender melhor as atitudes das pessoas com relação aos negócios, nos relacionamentos afetivos, sociais e familiares.
O aluno participante do curso aprenderá a diagnosticar o Biotipo básico de cada pessoa através do “O’Ring TEST”. Este teste definirá a compatibilidade ou não do biotipo com determinados alimentos, dieta esta conhecida como “Dieta do Biotipo”. Retira-se assim, os alimentos biocídios (balanço energético negativo) e introduz-se os alimentos biogênicos (balanço energético positivo.

ABORDAGEM DO CURSO
- O O-Ring Test
· Os órgãos de choque
· Preferências profissional, esportiva, religiosa e lazer
· Tendências patológicas
· Tendências psicoemocionais
· Estações do ano e horários em que ganha ou perde energia
· Os florais Indicados
· Alimentação compatível – a Dieta do Biotipo.
· A laborterapia ideal para cada biotipo
· E muito mais...

DADOS DO CURSO
-Será oferecido certificado e apostila aos participantes.
-O curso compreende 21 h de aulas presenciais.
- Aceitamos grupos, local, datas e valores a combinar.

Prof° Carlos César lucca - Kallé

CASES

Caso nº 1
Identificação: Feminino, 16 anos, estudante.
Queixa: Diabética há um ano, ansiedade, estresse físico e falta de concentração para os estudos.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Do-In e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 8 seções, a taxa de glicose retornou aos níveis normais, a ansiedade e o estresse passaram, retornou às atividades físicas (natação), a concentração para estudos melhorou 100% passando inclusive no vestibular (como treineira).

Caso nº 2
Identificação: Feminino, 35 anos, empregada doméstica.
Queixa: Síndrome do pânico e crises de angústia com fortes dores no peito há cerca de 5 anos.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Reeducação Alimentar, Abordagem Emocional, Reiki e Florais.
Resultado: Após 4 seções a cliente apresentou melhora de 100%.

Caso nº 3
Identificação: Masculino, 46 anos, motorista.
Queixa: Ciatálgia aguda há um mês, estando inclusive internado por 5 dias sem apresentar melhoras.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Abordagem Emocional e Massagem Terapêutica.
Resultado: Após 3 seções houve melhora total dos sintomas.

Caso nº 4
Identificação: Feminino, 34 anos, professora.
Queixa: Estresse, digestão difícil, dores lombares, cólicas menstruais e dores reumáticas há cerca de 1 ano.
Tratamento: Acupuntura auricular, Do-In e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 4 seções houve melhora total dos sintomas apresentados.

Caso nº 5
Identificação: Feminino, 38 anos, fotógrafa.
Queixa: Dores lombares, estresse, ansiedade e formigamento nos membros superiores e inferiores há cerca de um ano.
Tratamento: Do-In, Acupuntura Auricular e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 2 seções houve melhora total dos sintomas apresentados.

Caso nº 6
Identificação: Masculino, 56 anos, bancário.
Queixas: L.E.R nos membros superiores há cerca de 5 anos.
Tratamento: Do-In e Abordagem Emocional.
Resultado: Após 1 seção houve melhora total do sintoma apresentado.

Caso nº 7
Identificação: Feminino, 48 anos, Engenheira Agrônoma.
Queixa: Depressão, estresse, tensão nos ombros, bursite, dores lombares e formigamento nas mãos.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Abordagem Emocional, Do-In e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 4 seções a cliente apresentou melhora de 80% nos sintomas apresentados.

Caso nº 8
Identificação: Feminino, 41 anos, secretária.
Queixa: Dores lombares, ansiedade e crises de angustia há 1 mês.
Tratamento: Acupuntura Auricular e Reiki.
Resultado: Após 2 seções houve melhora total dos sintomas apresentados.

Caso nº 9
Identificação: Feminino, 51 anos, professora.
Queixas: Insônia e dores nas costas há cerca de 6 anos.
Tratamento: Acupuntura Auricular e Reiki.
Resultado: Após 2 seções houve melhora total dos sintomas apresentados.

Caso nº 10
Identificação: Feminino, 61 anos, aposentada.
Queixa: Estresse emocional.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Reiki e Florais.
Resultado: Após 2 seções houve melhora total do sintoma apresentado.

Caso nº 11
Identificação: Masculino, 40 anos, comerciante.
Queixas: Estresse físico e emocional há cerca de 2 meses.
Tratamento: Do-In, Abordagem Emocional, Reiki e Florais.
Resultado: Após 6 seções houve melhora total dos sintomas apresentados.

Caso nº 12
Identificação: Feminino, 37 anos, professora.
Queixas: Fibromialgia com dores generalizadas.
Tratamento: Do-In, Abordagem Emocional, Florais, Reiki e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 10 seções houve melhora geral dos sintomas apresentados.

CASO nº 13
Identificação: Feminino, 22 anos, escriturária
Queixas: Diabética desde os 8 anos de idade, mesmo fazendo uso de insulina a taxa de glicemia não cedia com valores entre 350 e 400, apresentava ainda ansiedade, sinusite, intestino preguiçoso e tendinite.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Massagem Terapêutica, Reeducação Alimentar e Florais.
Resultado: Após 5 seções a paciente apresentou melhora geral, houve necessidade inclusive da redução na dosagem de insulina com orientação médica, devido a normalização da taxa (pela 1º vez desde o início da doença) a cliente continua em tratamento de manutenção até a presente data.

CASO N° 14
Identificação: Masculino, 42 anos, vendedor
Queixas: Síndrome de pânico.
Tratamento: Massagem Terapêutica, Florais e Abordagem Emocional.
Resultado: Após 8 seções o cliente apresentou melhora e continua em tratamento de manutenção até a presente data.

CASO N° 15
Identificação: Feminino, 40 anos, comerciante.
Queixas: Síndrome do pânico.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Massagem Terapêutica, Florais, Reiki e Reeducação Alimentar
Resultado: Após 7 seções a cliente apresentou melhora e continua até a presente data em tratamento de manutenção.

CASO N° 16
Identificação: Feminino, 55 anos, do lar
Queixas: Dores no ombro esquerdo a cerca de dez anos, síndrome do pânico, queimação na sola dos pés, dores no quadril.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Massagem Terapêutica, Florais, Abordagem Emocional e Reiki.
Resultado: Após 10 seções houve melhora dos sintomas apresentados, a cliente continua até a presente data em tratamento de manutenção

CASO N° 17
Identificação: Masculino, 41 anos, bancário
Queixas: Depressão e síndrome do pânico.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Massagem Terapêutica, Reiki e Florais.
Resultado: Após 8 seções houve melhora geral dos sintomas, o cliente continua até a presente data em tratamento de manutenção.

CASO N° 18
Identificação: Masculino, 17 anos, estudante
Queixas: Ansiedade para provas do vestibular.
Tratamento: Massagem Relaxante e Florais.
Resultado: Após 2 seções o cliente sentiu-se mais tranqüilo e confiante. Passou no vestibular.

CASO N° 19
Identificação:- Feminino, 34 anos, do lar
Queixas: Crises de angústia, desânimo, tonturas, ansiedade, irritabilidade, distúrbios menstruais.
Tratamento: Massagem Terapêutica, Aurículo Acupuntura, Florais, Reiki e Reeducação Alimentar.
Resultado: Após 3 seções a cliente referiu-se a uma melhora geral, fim da angústia, do desanimo, tontura e a irritabilidade.

CASO N°20
Identificação: Feminino, 52 anos, do lar.
Queixas: Abdome inchado e dolorido, azia, digestão difícil, TPM e desânimo.
Tratamento: Massagem Terapêutica, Reiki, Florais e Dieta do Biotipo.
Resultado: Após a 1ª seção passou-se 21 dias do retorno, a cliente referiu-se a melhora geral, houve melhora no trato digestivo com fim das dores, azia e inchaço abdominal e fim do desãnimo.

CASO Nº21
Identificação: Feminino, 52 anos, auxiliar de produção
Queixas: Dores de cabeça há cerca de 25 anos e dores no ombro direito há cerca de 5 anos, havendo necessidade de recorrer a uso de analgésicos semanalmente.
Tratamento: Acupuntura Auricular, Massagem Terapêutica e Dieta do Biotipo.
Resultado: Após a primeira seção houve melhora na dor de cabeça em torno de 90%. Após a 3ª seção houve melhora total dos sintomas apresentados.

Obs:- A cliente relata haver submetido-se a diversos tipos de tratamentos porem sem resultado positivo, por isso demonstrava na ocasião do primeiro atendimento descrédito quanto ao resultado do nosso trabalho, e que havia nos procurado devido a insistência de uma amiga ( cliente nossa ) e segundo suas próprias palavras disse: " Não acredito que vou sarar, creio estar fadada a sofrer disso pelo resto da minha vida"


CASO Nº22
Identificação: Masculino, 37 anos, vendedor Queixas: Dores no peito, dificuldade respiratória na posição horizontal, dores nas juntas, dores nos pés, dores musculares por todo o corpo e dor lombar. O cliente relata dificuldades para dormir a cerca de dois anos devido aos sintomas apresentados, fazendo uso de analgésicos e antinflamatórios constantemente. Tratamento: Massagem terapêutica e Acupuntura Auricular.
Resultado: Após a 1ª seção o cliente relata melhora geral de 60%. Após 5ª seção o cliente apresenta melhora geral de 90% e relata estar dormindo normalmente.

AS ESTAÇÕES DO ANO

PRIMAVERA: Estação Yang. É a estação da expansão da vida, da procriação, da alegria e do florescimento. Devemos levantar cedo e praticar caminhadas. "Os que desrespeitarem as leis da primavera serão punidos com os males do fígado no verão". Nei Jing
A primavera é a estação em que eliminamos os excessos do inverno, através dos suores, gripes e resfriados. É a época ideal para fazermos dietas com sucos, chás e sopas leves e rápidas com variedades nos ingredientes e pouco cozimento, com sal, cenoura, vagem, alho-poró, cebola, milho, beterraba, ervilha; dar preferência para as saladas e legumes:- couve-flor, broto de feijão, broto de bambu, chuchu, cogumelo, pimentão, cebolinha verde, repolho, rabanete e pepino. De sobremesa, doces e compotas das frutas da estação.

VERÃO: Estação Yang. É a estação do crescimento, é o período luxuriante, a energia é quente e exuberante. Madeira começa a dar flores e frutos. Devemos levantar mais cedo, evitar o cansaço durante o dia e nem consentir que o espírito se irrite. "Os que desrespeitarem as leis do verão serão punidos com os males do coração no outono e no inverno". Nei Jing
Devemos reforçar os alimentos com sabor picante como agrião, mostarda, gengibre, alho poró, hortelã, pimentas leves em geral (pouco), pimentão, e os alimentos de sabor salgado como as algas marinhas, sal, siri, aveia, rim, sardinha, mariscos do mar e picles (pouco). Procurar mais os alimentos neutros e frescos evitar os quentes.

OUTONO: Estação Yin. É a estação do recolhimento, a energia é fresca, as sementes aguardarão a estação propícia para germinarem. É a estação da tranqüilidade e quietude, a alma e o espírito devem se harmonizar. Devemos acumular energia para enfrentarmos melhor o inverno que está por vir. As pessoas devem dormir cedo e acordar cedo com o cantar do galo. " Os que desrespeitarem as leis do outono sofrerão dos males do pulmão no inverno". Nei Jing
No outono devemos reforçar o sabor ácido com laranja pêra, abacaxi, maracujá, vinagre, beldroeja, limão, salsa, tamarindo, damasco seco, uva passa. O sabor amargo com acelga, couve, jiló, chicória, alface, centeio, aspargo e quiabo. Acrescentar os produtos animais nas sopas como galinha, músculo e ostra. Consumir canela e queijo amarelo. Evitar consumir alimentos crus.

INVERNO: Estação Yin. É a estação do armazenamento da colheita, devemos evitar exercícios físicos extenuantes e transpiração. Procurar o calor e evitar o frio. Não devemos exacerbar os desejos, devemos reprimi-los e ocultá-los. As pessoas devem dormir cedo e acordar tarde, esperar que o sol nasça. "Os que desrespeitarem as leis do inverno sofrerão dos males dos rins, ficarão impotentes na primavera e produzirão pouco". Nei Jing
No inverno devemos reforçar o sabor amargo e o doce, dar preferência aos alimentos de natureza quentes e mornos que devem ser cozidos com mais temperos para mantermos o calor interior. Consumir mais gorduras e frituras, as carnes em geral, manteiga, café e chocolate.

Texto baseado no livro do Imperador Amarelo – “Huang Di Nei Jing”

Carlos César Lucca - kallé

CERVEJA ESTUPIDAMENTE GELADA É "FRIA"

Há cerca de vinte anos, quando eu ainda não havia feito o curso de Do-in, base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), obviamente fazia parte da grande maioria das pessoas, ou seja, dos brasileiros que culturalmente não possuem hábitos alimentares saudáveis. Naquela ocasião, eu comia de tudo, sem me restringir a nada em termos de tipos de pratos, carnes, condimentos, bebidas etc.. Na época eu tinha o hábito de todas as noites tomar uma cerveja estupidamente gelada no jantar para desfrutar o prazer de saborear uma deliciosa bebida, além de matar minha sede após um dia exaustivo de trabalho no trânsito de São Paulo.
Após alguns meses desta prática, comecei a sentir fortes dores lombares e nas pernas, tipo queimação e cansaço. Procurando um motivo para as tais dores, troquei de colchão, mandei reformar o acento do banco do meu carro, comprei novos tipos de sapatos, enfim, uma série de tentativas para eliminar as dores que eu sentia, porem, sem sucesso. Para voces terem uma idéia de como os sintomas eram intensos, ao chegar em casa no final da tarde, eu deitava no sofá e ficava com as pernas na posição 45º por aproximadamente uma hora, para assim aliviar um pouco as dores e poder tomar meu banho, jantar, etc.
Com o fim do hábito de tomar cerveja todas as noites, minhas dores cessaram. Mesmo com esta mudança de hábito, não havia caído a fixa que, na realidade, a cerveja era o vilão da estória, eu pensava que o fim dos sintomas que eu sentia foi por acaso.
Somente após o Curso de Do-in e minha experiência profissional, acabei por descobrir que a cerveja estupidamente gelada é um dos grandes males que nos acomete sem que saibamos disso. Não só a cerveja, mas todos os líquidos gelados são extremamente nocivos a nossa saúde. O consumo exagerado de cerveja gelada pode desencadear varias doenças como: orquite, otite, colite, uretrite, ejaculação precoce, impotência sexual e frigidez, artrite, alergias nas vias aéreas superiores, rinite, sinusite, gripes e resfriados, distúrbios gastro-intestinais, dores lombares, pernas e joelhos, distúrbios da próstata, cistite, ovário policístico, miomas, edemas, ácido úrico, gota, problemas nos olhos e de visão em geral como vista vermelha e cansada, miopia, glaucoma, catarata, olhos lacrimejantes ou ausência de lágrimas e deslocamento de retina.
Segundo pesquisas Sorocaba é uma das cidades que mais se consome cerveja no Brasil e também aonde ocorre um alto índice de pessoas que apresentam deslocamento de retina, coincidência?
Obviamente que as patologias ou desequilíbrios aqui mencionados são multifatoriais, ou seja, não ocorrem somente por conta do consumo de cerveja, para tal, a quantidade ingerida deve ser alta e constante, pequenas doses esporádicas não acarretam tais desordens e deve ser consumida a temperatura ambiente

Carlos César Lucca – kallé

MANSÃO DO FOGO E DA ÀGUA

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o rim é o principal órgão do nosso corpo, participa da construção e da formação dos outros órgãos, é a fonte e a raiz da vida, mansão do fogo e da água. sede de toda energia Yin e Yang do corpo.
No processo embrionário, o rim é o primeiro órgão a ser construído em forma de pronéforos, rim rudimentar que se assemelha ao rim dos peixes.
O rim esquerdo esta relacionado à nossa espiritualidade e à nossa ancestralidade, enquanto o rim direito esta relacionado ao meridiano triplo aquecedor da MTC. É considerado o rim verdadeiro propriamente dito.
O rim tem um papel importantíssimo durante toda a nossa existência e deve ser reservada a ele uma atenção especial. Devemos tomar certos cuidados para não prejudicar suas funções, que é a de filtrar todos os líquidos orgânicos, de nutrir a medula óssea, a medula espinhal, o cérebro, os dentes e os cabelos, controlar as funções genito-urinárias e a atividade sexual, entre outras.

Vejamos alguns destes cuidados:
- Evitar o consumo de líquidos gelados
- Evitar friagem de toda ordem como: banhos frios, pés descalços em pisos frios, expor-se ao vento após banho quente, usar pouca roupa em dias frios, etc.
- Evitar lavar os cabelos à noite, durante o período menstrual e na quarentena.
- Evitar o consumo de produtos artificias.
- Evitar tingir e descolorir os cabelos.
- Evitar o uso de remédios sem orientação médica. Os antibióticos, corticóides e diuréticos são os principais agressores dos nossos rins.
- Evitar gravidezes repetidas.
- Evitar o consumo de álcool, drogas e tabaco.
- Evitar a atividade sexual intensa, bem com a abstinência sexual total.

Vejamos agora algumas dicas para fortalecer os nossos rins:
- Escalda-pés antes de deitar.
- Banhos térmicos tipo ofurô, sauna e hidromassagem.
- Massagem tipo drenagem linfática, shiatsu e do-in, tui-ná.
- Exercício 1: Em posição de pé, bater com o punho cerrado nas costas na altura dos rins 50 vezes cada lado, com força moderada.
- Exercício 2: Em posição sentado, descalço, bater com força moderada, os calcanhares por 2 minutos no chão.
- Pratica de caminhada diária, e esportes em geral.
- Chás benéficos: ( sob orientação profissional )- cavalinha, dercinho-do-campo, unha-de-gato, erva-danta, ginseng, hortelâ, canela, bardana, arnica, beladona, cabelo-de-milho, douradinha-do-campo.
- Minerais benéficos: cálcio e magnésio (sob orientação).
- Alimentos benéficos: rim de boi, geléia de pé de galinha, algas marinhas, semente de gergilim, folhas verdes, alho-poró, batata inglesa, cenoura, champignon, cogumelo shitake, cravo, feijões, ovos em geral, pimenta malagueta, carne do porco, salsa etc. (sob orientação)



Carlos César Lucca - Kallé

SEGREDOS REVELADOS

Um dos grandes segredos para manter uma boa saúde, preconizado desde a antiguidade, consiste em procurar ingerir alimentos que favoreçam o nosso trânsito intestinal. Quanto mais rápido for nosso processo digestório, maior será a sobra de energia livre necessária para a desintoxicação do nosso organismo, promovendo assim a Homeostasia (capacidade do organismo se auto-regular).

O ideal é evacuarmos de 3 a 4 vezes ao dia. Se você costuma ficar 01 dia ou mais sem ir ao banheiro, voce está entre os 30 milhões de brasileiros (segundo pesquisas) que têm Intestino Preguiçoso.

Eis aqui uma relação de alguns alimentos que a literatura especializada recomenda para facilitar o funcionamento dos nossos intestinos, melhorando com isso nosso processo digestório:

Aspargo
Ameixa Preta
Alho Poro
Abóbora
Laranja com bagaço
Mel
Abobrinha com casca
Mamão
Iogurte
Quiabo
Batata doce
Óleo de linhaça
Espinafre
Caqui
Óleo de gergelim
Repolho
Figo
Soja
Brócolis
Banana nanica
Milho
Couve
Cereja
Polenta cozida


Chás de: cascara sagrada, sene, dente de leão e chapéu de couro.

Desta relação procure selecionar os alimentos com os quais você se sente bem. A pratica de atividade física auxilia no funcionamneto dos intestinos.


Carlos César Lucca-Kallé

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ALIMENTOS QUE CURAM

Prática oriunda dos povos da Antigüidade, a “Doutrina das Assinaturas” consistia em ingerir alimentos da natureza que têm o formato semelhante aos nossos órgãos, isto porque, acreditavam que “semelhantes curam semelhantes”, do latim “similis similibus curantur”.
Partindo deste princípio concluíam que os feijões, semelhantes ao nosso rim, lhe são benéficos; o melão, que se assemelha à bexiga, favorece este órgão por ser diurético; a beringela, que se semelha ao fígado, é bom para este órgão pois combate o colesterol ruim (LDL). O inhame e o maxixe, que se assemelham aos gânglios linfáticos, favorecem os fluidos orgânicos; as nozes, que se assemelham ao cérebro, estimulam a atividade cerebral; a semente de gergelim, que se assemelha aos nossos neurônios, harmonizam o sistema nervoso; a maça, que tem a forma de coração, é boa para o coração; o ginseng, que é uma raiz com a forma do corpo humano é tônico geral e rejuvenesce o corpo humano.
Seguindo ainda este raciocínio, concluíram também que as vísceras dos animais favorecem as vísceras humanas e assim por diante; o coração de boi é bom para o coração humano; o fígado harmoniza o nosso fígado; o rim é bom para o rim; moela de galinha é boa para o estômago; os testículos do boi são bons para os testículos do homem, portanto favorece a atividade sexual masculina.
Mas não se esqueça de consumir sempre os alimentos com moderação, diz o sábio ditado oriental “Se você quer ter vida longa, levante sempre da mesa com um pouquinho de fome”. (Artigo Baseado no livro de Sonia Hirsch- “ Manual do Herói”)
Carlos César Lucca – Kallé

TIMO - "DESPERTE SUA ALMA"

A glândula timo fica no meio do peito, tem a função de identificar e destruir vírus, células defeituosas, bactérias nocivas e tem também de produzir hormônios e linfócitos. O timo se desenvolve logo na primeira infância pesando em torno de 15 gramas e na fase adulta chega a pesar 30 gramas. É na fase adulta que começa a perder seu peso e sua função e com o passar do tempo vai modificando-se até tornar-se uma membrana.
Para os antigos sábios chineses, o timo é a porta da nossa alma. A morada da alma é o fígado e ela se expressa nos olhos. As lágrimas são as secreções fluidicas da nossa alma.
Podemos manter nosso timo sempre ativado despertando nossa alma, nosso fogo interior. Para isto existe uma técnica muito simples: basta bater com o punho cerrado no peito 33 vezes todos os dias e deve-se repetir 3 séries ao dia, num total de 99 batidas, a qualquer horário, em qualquer momento do dia e da noite.
Mantendo nosso timo ativado estaremos aumentando nossa defesa imunológica, bem como, aumentando a nossa força íntima, a nossa força de alma.
O estímulo para ativar o timo só pode ser praticado por adultos. Recomenda-se aos jovens tal prática somente nos casos de desânimo, falta de interesse pela vida, personalidade frágil, depressão, angústias constantes e baixa defesa imunológica.
Mas não esperem resultados rápidos, eles vêm com o tempo e dependem da assiduidade na prática do exercício, que pode ser aumentada, nos casos de forte depressão e angústia, em até 7 séries de 33 batidas distribuídas ao longo do dia.


Carlos César Lucca – Kallé

TPM

A Tensão Pré Menstrual, segundo pesquisas recentes, afeta 75% das mulheres durante seu período reprodutivo, e apenas 7% nunca sofreram deste mal. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a TPM ocorre devido a uma sobrecarga da função do fígado, órgão este que, entre outras funções, tem o papel de harmonizar o processo digestivo, as emoções e a menstruação.
Os sintomas inerentes aos desequilíbrios energéticos do fígado, não por coincidência, são os mesmos sintomas apresentados pelas mulheres na TPM tais como: descontrole emocional, agressividade, irritabilidade, raiva, agitação, insônia, compulsão por doces, ansiedade, má digestão, mastite, enxaqueca, tonturas, aversão a ruídos, entre outros.
Optar por um estilo de vida mais saudável é fundamental para se combater este mal. Vejamos algumas dicas que podem auxiliar as mulheres neste período aliviando estes sintomas como também as cólicas menstruais. No entanto, é preciso ressaltar que os resultados não são imediatos, eles ocorrem com o tempo.

A mulher deve evitar:

· Estresse físico e emocional
· Sedentarismo
· Tingir e descolorir os cabelos com produtos químicos.
· Friagem tipo: pisar descalça em piso frio, sentar em locais frios, pouca roupa em dias frios, lavar os cabelos à noite e durante a menstruação, ficar exposta ao vento após banho quente.
· Alimentação: líquidos gelados, excesso de fritura, gordura e laticínios, doces industrializados, salgadinhos, produtos artificiais, café, chocolate, cigarro e álcool.

A mulher deve priorizar:

· Atividade física: esportes em geral, cooper, natação, ginastica, dança etc.
· Atividade corporal: massagem - Shiatsu, Do-in, Tui-ná, drenagem linfática, Ioga e meditações.
· Hidroterapia: hidroginástica, hidromassagem, banhos térmicos, ofurô, sauna, bolsa de água quente e escalda-pés.
· Chás: boldo-do-chile, louro, artemísia, bálsamo-do-líbano, carqueja, mulungu.
· Alimentação: Sopas leves, suco verde, frutas e suco de frutas, cereais integrais, verduras, legumes, carnes magras e peixes de escama leves.

Carlos César Lucca – Kallé

O PALÁCIO SAGRADO

Ser mãe é despertar a Deusa Interior. Toda mulher no ato da concepção, torna-se “Iluminada”, entra em estado de graça, expande sua aura, sua alma e seu espírito. Isto explica o porquê de nos sentirmos tão bem ao seu lado neste período.
O poder que lhe foi concebido de gerar um ser a sua imagem e semelhança faz da mulher uma réplica microcósmica do “criador do universo”.
É a região do útero, quatro dedos abaixo do umbigo, o seu “Palácio Sagrado” (ponto conhecido pelos orientais como tan-den), centro de encontro e ativação das energias telúricas e cósmica, é onde a mulher concentra todo o seu poder criativo e sua força feminina.
Ao gerar um filho, a mulher ativa o seu Chakra cardíaco e o seu timo, despertando o seu amor materno. Neste momento, ocorre uma ligação do seu Chakra com o Chakra cardíaco do planeta, e o seu amor, se assim o desejar, poderá ser transmutado em um amor “maior”, o amor incondicional. Vibrando o seu ser em um plano mais elevado, será a ela permitido, por merecimento, acessar todo o poder da mãe “Gaya”. Todos os conhecimentos e segredos lhe serão revelados conforme a sua intenção.
Tudo o que necessitar para o seu bem estar pessoal e seu desenvolvimento espiritual lhe surgirão de forma encantada. Tratamentos para saúde através de recursos naturais como as ervas medicinais, a hidroterapia, os cristais, entre outras técnicas, serão intuitivamente acessados para ajudar aqueles que necessitarem dentro de sua comunidade.
"Mulher, não permita que te oprimam e que te julguem inferior. Lute por seus ideais, seus sonhos, anseios e desejos. Você é Poderosa, Sábia, Deusa, nossa Mãe, nosso pedestal e nosso alicerce, que nos ampara e nos sustenta, para que assim juntos, cumpramos nossa missão aqui na terra".
Para a mulher manter o seu “Palácio Sagrado” em harmonia com o livre fluxo das energias Yin e Yang, deverá tomar certos cuidados pessoais, e obter assim, benefícios numa gestação tranqüila, bem como evitar os desconfortos com a famosa TPM, os distúrbios menstruais e as doenças em geral., principalmente durante seu período reprodutivo.

Dicas do que a mulher deve evitar:

- Sedentarismo.
- Consumo de líquidos gelados.
- Pés descalços em pisos frios ou molhados.
- Friagem na região do abdome. Sentar em locais frios.
- Lavar os cabelos à noite, durante o fluxo menstrual e na quarentena. Neste último caso lavar--os no máximo uma vez por semana.
- Produtos artificiais nos alimentos, nos xampus, sabonetes, tinturas, etc
- Mudanças bruscas nos estados emocionais, principalmente durante a gestação.
- Fumo, drogas e excesso de bebidas alcoólicas.
- Excesso de chocolates, café e doces industrializados.
- Excesso de frituras, de gorduras e laticínios.


O que a mulher deve priorizar:

- Atividades físicas tais como; caminhadas, ginásticas, esportes em geral.
- Práticas de Yoga, dança, relaxamentos e meditações.
- Consumir em maior quantidade e variedade as frutas, os legumes e as verduras.
- Consumir peixes de escama tipo pescadinha, merluza, sardinha, cavalinha, porquinho.
- Consumir somente carnes magras grelhadas ou de panela.
- Reforçar grãos, raízes e cereais integrais.
- Consumir mais sucos de frutas naturais, suco verde e chás.
- Consumir mais alimentos no período da manhã e da tarde, reduzi-los à noite. Neste último período priorizar sopas leves com pouco tempero, procurando caprichar ns variedades dos ingredientes.
- Consumir doces e geléias naturais com frutas da época tipo figo, pêssego, ameixa, mamão, maçã etc.
- Consumir adoçantes naturais do tipo frutose, mel, açúcar mascavo e stévia.


Carlos César Lucca- kallé

VERÃO - ESTAÇÃO CORAÇÃO

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é a estação relacionada ao Coração e ao Intestino Delgado, considerados órgãos “Fogo” como o próprio verão que é quente, portanto Estação do elemento chinês Fogo. É nesta estação que ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas.

As relações das estações do ano e nossos órgãos são as seguintes:

Primavera
Estação- Madeira
Órgãos – Fígado e Vesícula Biliar
Verão
Alto Verão
Estação- Fogo
Estação- Terra
Órgãos – Coração e Intestino Delgado
Órgãos - Estômago e Baço-pâncreas
Outono
Estação- Metal
Órgãos – Pulmão e Intestino Grosso
Inverno
Estação- Água
Órgãos – Rins e Bexiga

No verão, os sintomas mais comuns apresentados em decorrência do desequilíbrio do coração e do intestino delgado são: opressão toráxica, palpitações, arritmias, dores no coração, dores nas axilas, dores na boca do estômago, adormecimento e formigamento nas mãos e braços, má circulação, menstruação abundante, hemorróidas, varizes, fadiga, depressão, agitação, ansiedade, histeria, logorréia, dores e cansaço nas pernas, edemas, diarréias, rigidez no baixo ventre, má digestão, entre outros.

Além disso, poderão ocorrer desequilíbrios do fígado e da vesícula biliar, isto se tiver havido abusos alimentares durante a primavera. Segundo consta no livro do Imperador Amarelo Nei Ching – Base da MTC – “Os que desrespeitarem as Leis da primavera serão punidos com os males do fígado no Verão”, com um ou mais dos seguintes sintomas: conjuntivite, vista lacrimejantes, vista cansada, olhos vermelhos, fotofobia, olhos que coçam, enxaqueca, tonturas, vertigens, câimbras nos braços e pernas, boca amarga, desânimo, irritabilidade, agressividade, aversão a ruídos, choro fácil, mastite, TPM, distúrbio menstrual, micose ou unha encravada no grande artelho.

O ideal é sempre evitarmos os abusos na alimentação e mantermos um estilo de vida saudável. No verão, dê preferência para os alimentos frescos e os neutros, reforce líquidos, sucos, chás, frutas, verduras e legumes. Procure evitar os alimentos quentes como: canela, chocolate, gengibre, cravo, pimentas, pimentões, soja, manteiga, café, excesso de frituras, gorduras e comidas de forno e na brasa.

Reforce os alimentos de sabor picante e salgado, reduza o sabor amargo e consuma normalmente os alimentos dos sabores ácido e doce, mas não esqueça que os sabores aqui mencionados são os encontrados nos alimentos innatura.

Carlos César Lucca- Kallé

L.E.R - UMA MANIFESTAÇÃO DA ALMA



A L.E.R., Lesão Por Esforço Repetitivo, faz parte do grupo da DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), caracteriza-se por dores, inflamações, edemas, atrofias, lesões e rompimentos nos músculos, nervos e tendões dos membros superiores e inferiores, região dos ombros e pescoço.
A L.E.R é a segunda causa de afastamentos do trabalho no Brasil, somente nos últimos cinco anos foram abertas milhares de CATs( Comunicação de Acidente de Trabalho) devido á esta doença ocupacional. Os prejuízos em decorrência da L.E.R são enormes, tanto para a Previdência Social , quanto para as empresas que são pleiteadas pela justiça á indenizar os seus funcionários acometido por esta doença.
Segundo pesquisas recentes de cada 100 trabalhadores da região Sudeste do Pais, um é portador de Lesões por Esforços Repetitivos.
No Brasil existe atualmente um Programa Nacional de Prevenção a L.E.R/DORT e tem como objetivo, conscientizar a sociedade como um todo, da importância das doenças ocupacionais e através da realização de uma série de eventos em todo Pais, levar a sociedade ao debate a respeito desse importante tema.
São inúmeros os fatores desencadeadores da L.E.R, entre eles podemos citar: mobiliário inadequado, jornadas de trabalho extensas, ausência de pausa ou período de pausas insuficientes, posturas inadequadas, pressão por produtividade, competitividade, e estresse físico e emocional.
Nosso objetivo em nossas Palestras é abordar de forma clara e simples e, que seja, acessível à toda classe de trabalhadores, todos estes fatores que envolvem as doenças ocupacionais, dando ênfase em particular, aos aspectos emocionais envolvidos nos processos inconscientes tais como: estresse, medos, ansiedades, insegurança, ressentimentos, angústias, tristezas, desejos e anseios reprimidos etc
Nossa Abordagem Psicossomática tem como basamento estudos milenares da Medicina Tradicional Chinesa.
Ministramos Palestras sobre a L.E.R em Empresas, Indústrias, Universidades e grupos que estejam envolvidos direta ou indiretamente no assunto, com duração de 3h, será oferecido aos participantes material ilustrativo e prática de exercícios específicos para a sua prevenção.
Contrate nossas palestras e cursos através de Email ou ligar fone: (11) 4524-3290 cel: (11) 97452703

Profº Carlos César Lucca- Kallé -Terapeuta Naturalista

DIETA DO BIOTIPO

A Biotipologia Humana, conhecimento que remonta mais de 5.000 anos de pratica e pesquisas em varias culturas, analisa e classifica o comportamento do homem em quatro biotipos básicos que são:

Biotipo Hepático: Homem jovem (espirituosidade), movidos pela razão, idealistas transformadores, questionadores, justos, desbravadores, pioneiros, metódicos, futurista, tipo rural, lateralidade cerebral direita.
Biotipo Cardíaco: Mulher jovem (espirituosidade), movidos pelo coração, afetivos, construtores, presente, custo benefício, memória acumulativa, artistas nato, comunicativos, tipo caiçara, lateralidade cerebral esquerda.
Biotipo Pulmonar: Mulher velha (espirituosidade), raciocínio lógico, criativos, sonhadores, memória fotográfica, artistas nato, cautelosos, minuciosos, passado, nostálgicos, tipo urbano, lateralidade cerebral esquerda.
Biotipo Renal: Homem velho (espirituosidade), movido pelos sentimentos, preservadores, passado e presente, organizados, detalhistas, aplicados, historiadores, negociantes abeis, tipo versátil, lateralidade cerebral direita.

Cada Biotipo possui um ou mais órgãos de choque quando em desequilíbrio, formando assim, um eixo patológico, através do qual, o organismo libera sua descarga energética negativa que conhecemos como doença. O eixo patológico de cada biotipo segundo a Biotipologia é exposto da seguinte maneira:
Biotipo Hepático: Fígado > Pulmão
Biotipo Cardíaco: Coração > Rim
Biotipo Pulmonar: Pulmão > Fígado
Biotipo Renal: Rim > Coração

A Dieta do Biotipo se mostra eficiente e a mais perfeita de todas as dietas conhecida na história da humanidade, pois atua exatamente no eixo patológico de cada Biotipo, selecionando os alimentos que irão no dia a dia , dispersar ou adicionar energia conforme a necessidade de cada um deles, resultando em um balanço energético positivo. Com isto, os resultados observados a curto e médio prazo são: equilíbrio físico e emocional, ganho de energia e aumento da defesa imunológica.

Carlos César Lucca – kallé –

APRESENTAÇÃO

As Terapias Orientais são embasadas na observação do Homem no contexto da natureza e na influência que esta exerce sobre ele.
Segundo relatos históricos, na China antiga cerca de 8.000 anos atrás seu povo tinha uma expectativa de vida média de 100 anos e mesmo nesta idade ainda estavam produzindo no campo e nas tarefas domésticas.
Tal fato ocorria pelo respeito à natureza, ou seja, este povo vivia em acordo com as leis imutáveis da natureza, levando em conta as estações do ano e as características que cada uma dela exerce sobre suas vidas*.
As Terapias Orientais são difundidas por milênios e seus conhecimentos e suas técnicas passadas de geração em geração, de mestres para discípulos, mantendo-se fiéis às suas origens.

Com o uso das Terapias Orientais pode-se obter excelentes resultados na prevenção de doenças e nos tratamentos de diversos tipos de desequilíbrios físicos e emocionais.
As técnicas mais usadas nas Terapias Orientais são: Do-in, Shiatsu, Tui-ná, Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Auricular, Moxabustão, Quiropráxia, Cromoterapia Chinesa, Ervas Medicinais, Reiki e Orientação Alimentar.

“Tratar da saúde do ser humano não deve ser um privilégio e sim um direito a todos aqueles que, com seus conhecimentos, humildade, sabedoria e responsabilidade, se dedicam a cuidar de seu semelhante.”

CARLOS CÉSAR LUCCA


(*) vide artigo “As estações do ano”

sábado, 9 de janeiro de 2010

OS JOVENS E O PEARCING



A Auriculoterapia é uma técnica terapêutica milenar chinesa que foi aperfeiçoada pelos franceses e consiste em estimular pontos de acupuntura do pavilhão auricular
A nossa orelha possui uma semelhança anatômica com um feto invertido de cabeça para baixo como uma representação simbólica do micro (orelha) com o macro (corpo humano). A orelha possui por reflexo todos os pontos relacionados aos órgãos e suas funções, tal qual no corpo.
Existem várias técnicas para estimular os pontos de acupuntura na orelha, os mais comuns são as agulhas, sementes de mostarda, cromoacupuntura, lazer, entre outros. Uma vez acionados os pontos de acupuntura na orelha ocorre um estímulo através dos neurotransmissores, os neurônios aferentes e os eferentes.
Atualmente está muito em moda o uso de piercings pelos jovens que, para colocá-los, recorrem na maioria das vezes a pessoas que não têm um conhecimento profundo da acupuntura, o que poderá ocasionar alguns desequilíbrios orgânicos e emocionais, sem que se identifique a verdadeira causa destes desequilíbrios. Atribuem esses desequilíbrios logicamente a outros fatores e não ao simples fato dos piercings estarem estimulando pontos de acupuntura sem necessidade ocasionado efeitos negativos.
Os locais preferidos pelos jovens para usar o piercing são: orelha, região do umbigo, nariz e sobrancelha, queixo, seios, órgãos genitais, locais estes que devem ser cautelosamente analisados, pois muitos desses pontos são proibidos inclusive de serem estimulados pela acupuntura.
Em conseqüência da aplicação do piercing no local incorreto podem advir diversos males, entre eles podemos citar; dores de cabeça, insônia, tonturas, vertigens, sonolência, falta de concentração, incontinência urinária, poliúria, cansaço físico, desânimo, diminuição da capacidade respiratória etc..
Entre vários casos identificados recentemente, destacamos o de uma jovem com 16 anos, que apresentava dificuldades no aprendizado devido a falta de concentração (repetindo inclusive o ano escolar), dores na região da bexiga, lombalgia e poliúria. Foram identificados os pontos de aplicação de 6 piercing como sendo a causa desses distúrbios.
Nós, terapeutas, não somos contra o uso do piercing, inclusive nossos filhos também fazem uso deles. Na realidade, a nossa intenção é de alertar aos pais para que procurem orientação de um profissional, certificando-se que o ponto escolhido para a colocação do piercing não vai trazer prejuízos a saúde de seus filhos.


Carlos César Lucca- Kallé

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

AS TERAPIAS ORIENTAIS

As terapias orientais como DO-IN, Shiatsu, Acupuntura, Moxabustão, Fitoterapia, Tui-ná etc. têm como embasamento a observação do Homem no contexto da natureza e a influência que esta exerce sobre ele.
Segundo os antigos sábios chineses, o universo se movimenta em ciclos através de duas energias denominadas de Yin e Yang, sol e lua, calor e frio, dia e noite, macho e fêmea são alguns exemplos de polaridades Yin e Yang que são opostas e, no entanto, complementares, pois uma não sobrevive sem a outra.
Em nosso corpo possuímos canais por onde circulam as energias Yin e Yang que são conhecidos no ocidente por “meridianos”. O livre fluxo em harmonia das energias Yin e Yang, pelos canais dos meridianos se tradus por saúde.
Vários são os fatores desencadeadores das doenças e dos desequilíbrios, entre os quais podemos citar:
- Agentes agressores externos, vento, frio etc.
- Viver em desacordo com as leis imutáveis da natureza
- Estresse físico e emocional
- Maus hábitos alimentares
- Falta de cuidados pessoais
- Estilo de vida desregrado

É de suma importância no processo terapêutico trabalhar-mos todos os aspectos envolvidos nos desequilíbrios, principalmente trazer a tona todo o material inconsciente reprimido. Nossos medos, inseguranças, ressentimentos, raivas, ódios, desejos reprimidos, tristezas, angústias, etc. bloqueiam o fluxo das energias Yin e Yang em nossos meridianos, ocorrendo então o processo de psicossomatização, é a mente se corporificando.
A relação entre os nossos órgãos e os estados emocionais negativos, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é exposta da seguinte maneira:

Rim – medo
Bexiga – Insegurança
Coração – estresse
Intestino delgado – mágoa afetiva
Intestino grosso – mágoa de raiva
Baço-pâncreas – perda afetiva
Pulmão – tristeza
Estômago – obsessão
Fígado – raiva
Vesícul-Biliar-ódio

Carlos César lucca - Kallé